segunda-feira, abril 06, 2009


A calça no decorrer dos anos


Achei essa matéria na Elle, gostei muito, quero dividir com vcs!! :D

As calças incluídas no guarda-roupa feminino por Chanel nos anos 1920, foram década a década conquistando espaço , a tal ponto que em 2009 são estrelas absolutas.

Anos 10

Figurinha carimbada nos looks masculinos, as calças ficaram longe das mulheres e dos saltos até 1909. Tudo começou a mudar quando o estilista francês Paul Poiret entrou em ação.

Apresentou sua proposta para as mulheres: uma pantalona bufante, estilo odalisca, presa nos tornozelos sob uma túnica aberta. Só as atrizes mais ousadas adotaram, mas apontou os futuros rumos da moda.


Anos 20



O início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) contribuiu, indiretamente, para a popularização da calça. Em 1920, Chanel apostou sem medo em uma das mais marcantes de suas inovações: uma calça larga, inspirada nos marinheiros, que facilitava os movimentos, era confortável e logo foi adotada nas mais badaladas rodas. Estava dada a largada para que as calças ganhassem as ruas e fossem reinventadas pelos grandes nomes da moda.

Anos 30


Enquanto se refazia do impacto causado pelas calças de Chanel, a sociedade foi novamente pega de calças curtas: a diva do cinema Marlene Dietrich (1901-1992) arrancou “ohs” da plateia com sua aparição no filme Morocco, de Josef von Sternberg, usando chapéu e terno masculino em cenas para lá de picantes.

Anos 40


O período amargo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) chegou à moda, que, com ares de sobriedade, se viu invadida pelos uniformes de trabalho – não pegava bem usar vestidos esfuziantes, certo? As calças se tornaram imprescindíveis em trajes como o Conjunto Abrigo criado por Elsa Schiaparelli (1890-1973), que contava com uma pantalona mais curta e extremamente prática.

Anos 50

A libertação trazida pelo fim da guerra deixou as mulheres, cada vez mais influenciadas pelo cinema norte-americano, ávidas por novidades. No filme Sabrina (1954), por exemplo, Audrey Hepburn (1929-1993) esbanjou charme e feminilidade em uma calça Capri justa.

Anos 60



Em 1965, André Courrèges lançou uma coleção que incluiu, de uma vez por todas, as calças como item fundamental no closet feminino. Nessa década, as calças de couro e cintura baixa entraram em cena e ganharam o posto de queridinhas entre as mulheres.

Anos 70


As calças mais poderosas da década foram as que acompanharam o famoso smoking criado por Yves Saint Laurent (1936-2008) em 1966. O look simbolizava o novo posto ocupado pela mulher na sociedade, com boa dose de glamour e atitude. As boca-de-sino, típicas dos hippies, també

m marcaram o período.

Anos 80


A clochard – grande, amarrada na cintura e com canelas à mostra, foi adotada pelos fashionistas. Com ares de flashback, o modelo volta à cena fashion, como se viu em quase todos os looks no desfile de primavera 2009 da Chloè.

Anos 90


Tendo o minimalismo como palavra de ordem, a moda foi ditada pela simplicidade das formas. Numa época em que a preocupação era estar bem vestida demais, as calças retas se tornaram peças-chave para mulheres de todos os estilos. No final da década, começa o boom

do jeans Premium, encabeçado pela Diesel.

Anos 2000

Com o desenvolvimento frenético da indústria e das tecnologias, a moda tornou-se extremamente dinâmica. De ano em ano, alguns modelos de calças são resgatados e reeditados. Mas, a calça skinny triunfa absoluta, resistindo às novidades e com os pés fincados no guarda-roupa feminino.

No momento, as coleções mais desejadas do planeta propõem modelos harem, sarouel, montaria, legging, curta, desgastada e a famosa carrot - mais larga no quadril e afunilada na

perna -, hit de 2009.

Search

i