segunda-feira, setembro 20, 2010


Otimizando seu tempo



Sexta-feira entrei no blog da Sté, e ela estava falando sobre sua falta de tempo, sobre o cansaço. E eu, do mesmo jeito que ela estou desse jeito. Sem tempo pra mais nada! Cansada, sem tempo até de fazer as unhas, de cuidar de mim.

Mas olhando a minha volta percebi que o mundo está desse jeito, numa correria absurda, todos com pressa, trabalhando, ansiando por coisas, enfim...parece que estamos a mil por hora, e eu decidi que preciso respirar um pouco, pensar antes de fazer as coisas, não querer abraçar o mundo. E claro, aprender a otimizar meu tempo.
Sempre há coisas demais para fazer, e a sensação de que o tempo nunca é suficiente nos atormenta constantemente.

Com isso joguei no google para achar umas dicas de como gerenciar melhor o tempo, pra tentar evitar a fadiga (Jaiminho feelings rs).

Os noves itens “sagrados” para o ganho de tempo diário estão explicados a seguir:

1) Sono

a) Otimize o seu sono, saiba quantas horas por dia você precisa dormir, e durma e acorde sempre no mesmo horário.
b) Se não puder dormir no horário que você planejou, acorde todos os dias no mesmo horário, não importa se você dormiu 20 horas ou 5 da manhã, mas mantenha o mesmo horário para acordar. Com o tempo você e seu corpo acostumam, e você poderá se organizar perfeitamente, sabendo que estará em hora.
c) Faça do seu quarto uma caverna escura e quieta, só assim você poderá descansar de verdade.

2) Refeições


Alimente-se de modo saudável, e procure não ficar comendo mais que o necessário (sensação de “estou pesado”), isso atrapalha o seu rendimento em todo o decorrer do dia, e o pior, na hora de dormir.

3) Multi-tarefas


Procure fazer mais em menos tempo. Não que isso venha a resumir “faça rápido e de mal jeito”. A técnica consiste em otimizar tarefas que não consomem tanta atividade mental, em paralelo com outras. Por exemplo: se você tem ligações a fazer e também precisa lavar louça, faça ambas juntas, já que lavar a louça é uma atividade “sem pensamento”, e assim, suas mãos ficam nas louças e seu pensamento no telefone.

4) Organize-se


Um dos itens mais importantes. Sem organização, não existe tempo e dificilmente conclusões bem sucedidas. Uma vez que você organizou seu sono, poderá organizar suas tarefas e compromissos em harmonia, já que seu horário será linear. Comece a se organizar por tarefas pequenas (como as domésticas) e vá extendendo para tudo que você faz. Hoje em dia um dos seus melhores amigos é o computador.

5) Melhore sua velocidade de digitação


Passamos a maior parte do tempo na frente do computador, lendo e escrevendo. Por isso, uma das primeiras atividades que aprendemos é ficarmos rápidos no mouse, o que é feito sem problemas. Mas, a outra, e mais fundamental é ser rápido na digitação. Quanto mais rápido e menos vezes você olha para baixo, mais tempo ganho e mais atividades simultâneas são feitas. Uma das formas mais tradicionais de melhorar é pegar um artigo de periódico ou páginas de um livro e digitá-los. Tente focar sua visão no texto e não olhar para o teclado.

6) Melhore sua velocidade de leitura


Como dito acima, no computador o tempo é usado lendo. Fora dele, lemos muito. Logo melhorar a leitura é de extrema importância, mas também uma das tarefas mais demoradas. A única forma é ler muito, todos os dias. Após você pegar uma velocidade natural (e claro, que você continue a entender o que lê), poderá partir para algumas técnicas.

7) Use Softwares de melhora de produtividade


Como já dito no item 4, para se organizar, os softwares são os melhores amigos. Procure automatizar o máximo possível de tarefas. Entre os principais:
a) anti-spam (ficar apagando e-mail por e-mail já não existe mais, existem várias ferramentas avançadas e gratuitas para isso);
b) organizadores digitais (faça catalogação completa de suas fotos, músicas, vídeos, documentos, etc, de modo que não gaste tempo procurando. Entre os principais estão Google Desktop, Google Pack, Windows Media Center e Windows Live);
c) agregadores de notícias e páginas iniciais personalizadas (não perca mais tempo indo em cada site favorito, nem abrindo e-mail em separado, etc. Utilize um dos inúmeros serviços gratuitos.

8) Corte a televisão pela metade


Procure não ficar muito tempo vendo tv, ou “viciado”. Como é algo que não requer esforço mental para entender, o tempo passa muito mais rápido que quando lendo uma informação, por exemplo. Procure assistir apenas em horários pré-definidos e que não atropele outros compromissos.

9) Use a ajuda de outros


Se você tiver amigos, família, etc que podem lhe ajudar em algo, não hesite em pedir. Todos gostam de ajudar, quando se tem um envolvimento (amizade por exemplo), e assim, o esforço e tempo a ser investido na tarefa, pode ser reduzido drasticamente.

Espero que essas dicas ajudem vocês também, como acredito que vá me ajudar. E com o tempinho livre que hei de adquirir, vou cuidar mais de mim e de minha família :D


Fonte: Blog Jornada Imperial


**********************************************************

Update: E acabei de receber da Ed. Record, 3 livros. Um pra mim e dois para sortear aqui pra vcs. Livro: a essência do estilo, de Joan Dejean. Ótimo!!!!!!!!!

Search

i