quarta-feira, janeiro 06, 2010


Vintage Denim - A Que Custo Ao Meio Ambiente?



O beneficiamento de peças prontas de jeans surgiu como uma das mais importantes rotas de produção que leva de encontro às rápidas mudanças de demanda do mercado da moda.

Embora se saiba de longa data que as indústrias de denim utilizam intensamente recursos naturais em seu ciclo, o retrato real do seu impacto só foi conhecido publicamente em 2006, quando a Levi´s Strauss & Co divulgou resultados da avaliação de seu ciclo de vida com o que era gasto na fabricação de um exemplar do seu icônico jeans 501: 920 galões de água, 400.000 kW de energia, 32 kg de dióxido de carbono expelidos. Conforme divulgado pela marca, o equivalente a manter uma mangueira ligada por 106 minutos, dirigir por 125.502 km e manter ligado um computador por 556 horas.

Para as marcas que anseiam melhorar sua posição com relação às questões ambientais, hoje é possível olhar além do uso do algodão orgânico, para uma linha de novos produtos e tecnologias que diminua os níveis de produtos químicos, resíduos sólidos, rebites, botões, tags, água e energia necessária para manufaturar tecidos e peças de vestuário em denim.
E muitas marcas hoje em dia estão optando por isso.

Contudo, estes passos são poucos ainda, somente quando os governos de todo o mundo compreenderem o impacto da produção de denim no meio ambiente poderemos ver realmente inovações para criar produtos que revertam esse quadro.

Assim como eu não sabia desse impressionante impacto que o Denim faz ao meio ambiente, resolvi postar isso hoje, pois acredito que muita gente não saiba tbém.

Fonte: GuiaJeansWear

Search

i