segunda-feira, dezembro 07, 2009


Pequeno glossário do jeanswear



Quando somos questionadas como é se vestir confortavelmente, a maioria responde: “uso jeans e camiseta branca”.

Nunca na história da moda contemporânea uma combinação tão simples foi tão difundida.

Segue o dicionário do jeans que vi na L' Officel...bem explicativo.


Jeans – o termo jeans é genérico e quase sempre associado à calça. Tecnicamente ele representa uma modelagem, caracterizada por peças de vestuário de denim, geralmente azuis, com costuras duplas aparentes (pespontos) e rebites de reforço nos bolsos.

Denim – Mal pronunciada, “serge de Nîmes”, tem a sonoridade de “denim”. Que caracteriza uma sarja de algodão, tingida de azul. Com o passar dos anos outros corantes passaram a ser utilizados.

Índigo – corante de origem vegetal originário da Índia inicialmente utilizado para tingir o denim.

Onças – unidade de medida utilizada para mensurar a gramatura do denim. Sua abreviação em inglês é “oz”. Quase todas as primeiras peças de jeans do século 19, assim como as calças que ficaram populares em meados do século 20, eram produzidas com tecidos que variavam entre 13 e 14 oz. Atualmente, devido a exigência por conforto e necessidade de melhor troca térmica, essa média baixou consideravelmente. Um jeans de verão, bem fino e leve, utiliza bases com cerca de 5 ou 6 oz.

Délavé – ou stonewash é um tipo de acabamento industrial, que utiliza produtos químicos e pedras. Durante o processo de lavagem da peça, com o atrito, há o desgaste da peça e a retirada de grande parte do corante azul.

Slim Jacket – atualmente uma das modelagens preferida dos roqueiros e mulheres que apreciam o slim fit de produções hi-lo. Ela foi criada pela Lee em 1931. Originalmente desenhada para vaqueiros, o modelo 101J era usado debaixo de um sobretudo. Caracterizada pelos bolsos internos no peito e na cintura e punhos mais largos.

Elastano multidirecional – ou bi-elastico tecido plano que tem elasticidade na trama e urdume, isso potencializa a liberdade de movimentos permitindo que o tecido se adapte no corpo em qualquer direção.





Search

i