quarta-feira, abril 22, 2009


Em paz com o espelho.

Eis um apanhado dos alimentos que têm ação comprovada contra acne, flacidez, rugas, celulite e outros probleminhas estéticos. Confira a lista e saiba como e quanto consumir de cada um para ficar bem.

ARROZ INTEGRAL
contra a flacidez
Mágica? Não, a resposta está no silício, um dos componentes do grão. Além de estimular os fibroblastos a produzir mais colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele, o nutriente protege a integridade dessas fibras.

Quanto consumir Quatro colheres (sopa) por dia, que têm 68 calorias quando preparado com cebola, alho e pouco óleo.

AVEIA
antiacne

Quem sofre com acne não pode deixar de incluir o cereal no café da manhã. Motivo número 1: ele tem ação anti-inflamatória e bactericida - vale lembrar que o problema é causado por uma bactéria que libera uma enzima altamente irritativa. Motivo número 2: é fonte de zinco, que favorece a cicatrização da pele, sem contar a hidratação e a elasticidade.

Quanto consumir Duas colheres (sopa) da versão em flocos ou farelo por dia, que somam 60 calorias.

CHÁ VERDE
pró-juventude

Trata-se de um antioxidante que protege a pele contra os radicais livres e contribui para a perda de peso e a redução da celulite.

Quanto consumir Duas xícaras (chá) por dia, sem açúcar, para não ingerir nenhuma caloria.


CHOCOLATE AMARGO
contra rugas e linhas finas


Ele é rico em flavonoides, que reduzem a perda de água pela derme e combatem a ação devastadora dos radicais livres, como a destruição das fibras colágenas e elásticas. a versão amarga é a que contém mais antioxidante, sem contar que é menos calórica do que o chocolate ao leite e o branco.

Quanto consumir Um tablete pequeno, de 30 gramas, por dia, que possui 150 calorias.

ROMÃ,
uma aliada à proteção solar


Se você quer ficar bem longe das rugas, do ressecamento, da flacidez e das manchas causadas pelo sol, aposte na fruta. A explicação está na quantidade de antioxidantes: cerca de três vezes mais do que no vinho tinto e no chá verde! É importante ressaltar que essas substâncias, entre elas o ácido elágico e protocatequínico, estão presentes na casca, nas sementes e na parte branca, chamada de mesocarpo.

Quanto consumir Coma diariamente uma fruta - uma boa sugestão é polvilhar os grãos sobre a salada de folhas ou de frutas.

PEIXE
para o controle da oleosidade

Sua mãe tinha razão ao insistir para você comer peixe. Além de fazer bem ao coração e ao cérebro, ele deixa a pele com um aspecto saudável e brilho na medida certa. Como é rico em ômega-3, um tipo de gordura benéfica ao organismo e que atua como coadjuvante nos cuidados com a derme, evita inflamações nos poros que podem levar ao aparecimento da acne.

Quanto consumir Uma porção média, que tem cerca de 110 calorias quando cozida ou grelhada, de duas a três vezes por semana.

LARANJA
versus celulite
A fruta cítrica ataca os furinhos em várias frentes. A começar pela vitamina C, que auxilia no combate do processo inflamatório e participa na formação do colágeno - quanto mais firme estiver a pele, mais imperceptível fica a celulite.

Quanto consumir Duas laranjas por semana com bagaço. Se for fazer o suco, beba sem coar. Cada unidade tem 50 calorias.

CARNE VERMELHA

em prol de unhas lindas

Se as suas unhas quebram ou lascam com facilidade ou se demoram a crescer, fique esperta, pois você pode estar com deficiência nutricional, especialmente de ferro. Nesse caso, a melhor opção é a carne vermelha, pois ela está recheada do chamado ferro heme, que é muito melhor aproveitado pelo organismo do que o mineral encontrado nos vegetais.


Quanto consumir Um bife grelhado (130 calorias) duas vezes por semana.

ACEROLA,
verdadeiro anti-idade

A fruta tem 30 vezes mais vitamina C do que a laranja. O que sua beleza tem a ver com isso? "O nutriente fortalece os vasos capilares e exerce uma ação antioxidante sobre a pele, evitando o aumento de radicais livres, que aceleram o envelhecimento.

Quanto consumir Um copo de suco feito com cinco acerolas (17 calorias) dá e sobra para suprir a necessidade diária de vitamina C do organismo, que é de 75 miligramas.

LEITE,
sinônimo de cabelo forte

Os fios andam caindo muito ou quebrando com facilidade? A solução pode estar no leite. A bebida contém aminoácidos que ajudam a fortalecer a fibra capilar, prevenindo as pontas duplas.

Quanto consumir Um copo (200 ml) por dia, que soma 70 calorias se for desnatado ou 105 no caso do semidesnatado.

MAÇÃ
contra o envelhecimento


Impossível resistir à fruta, ainda mais depois de saber que ela tem alta concentração de quercitina, substância do grupo dos flavonoides que tem alta atividade antioxidante. O ativo consegue neutralizar os metais que geram radicais livres e conter a inflamação causada pela exposição ao sol, responsável pela vermelhidão.

Quanto consumir Uma unidade com casca por dia, que tem cerca de 80 calorias.


OVO
para rosto e corpo tonificados

Mais uma razão para você preferir clara à gema: além da parte branca ser livre de colesterol, ela contém colágeno, que representa aproximadamente 25% de toda proteína do corpo e cuja principal função é proporcionar sustentação e manter as células unidas. Bom lembrar que a deficiência de colágeno também está associada à diminuição da espessura do cabelo e à perda de elasticidade da pele.

Quanto consumir Até três por semana, em dias alternados, de preferência cozido, que tem apenas 70 calorias.

Fonte: DietaJá

Search

i