sexta-feira, março 13, 2009


Problemas com o sono?


Bom diaaaaaaaa gente

Eu tenho um probleminha com o sono, quando eu acordo no meio da noite, demoro horrores pra conseguir dormir denovo.
Acabei de ler uma matéria na Marie Claire dando dicas de como controlar esses males do sono, que é tão importante para gente.










Problema De manhã, você sente cansaço, como se não tivesse dormido o suficiente.

Causas e soluções A causa mais provável é algum problema de sono como a apneia, interrupção na respiração que provoca “microdespertares” — impeceptíveis a você, mas não para o corpo, que nunca entra em sono profundo e, por isso, não se refaz. Às vezes, basta passar a dormir de bruços, mas pode ser preciso usar aparelho (similar aos dentários) e, eventualmente, medicação.

Problema Você deita e insiste: fica na cama, mas o sono sempre custa a chegar.

Causas e soluções
A dificuldade para pegar no sono pode estar relacionada à intensa atividade mental, que ocorre em períodos de agitação, excitação ou nervosismo. Reveja sua agenda, descarregue energia praticando esportes ou aquiete-se com yoga. A ansiedade crônica também despeja doses extras de adrenalina no sangue e fica difícil desacelerar na hora de dormir — o que, às vezes, exige ajuda médica. Outro motivo a ser investigado por um especialista: algum distúrbio do ritmo circadiano, que leva a pessoa a ir para a cama antes da hora em que adormeceria naturalmente. Mas pode ser insônia (leia abaixo)

Problema O sono termina no meio da noite e você não consegue dormir de novo.

Causas e soluções Assim como a dificuldade para pegar no sono, a de seguir dormindo ao longo da noite também é chamada de insônia. Se persistir mais de um mês e ocorrer três vezes por semana, o problema será crônico. O tratamento: mudanças de hábitos (mais atividade física, menos bebida alcóolica etc.), medicamentos e supervisão médica.

Problema Relax e sono, só com remédios.

Causas e soluções Nosso corpo pode se viciar em indutores de sono, sendo necessário um período de 30 a 60 dias para “desintoxicar” e voltar a dormir naturalmente. Isso se aplica não só a calmantes, hipnóticos e antidepressivos sedativos, mas também a remédios à base de substâncias naturais, como valeriana, passiflora, camomila e maracujá. Nunca use medicação sem consultar seu médico.

Menos sono, mais peso

Dormir é essencial também para o nosso metabolismo. Estudos realizados pela Universidade de Chicago e pela de Columbia, nos Estados Unidos, demonstraram que o índice de massa corporal (IMC) tende a ser maior em pessoas que dormem cinco ou menos horas por noite. O motivo: essa situação estimula a ação do cortisol — um hormônio que o corpo produz em situações de estresse com a missão de estocar gordura. Os cientistas descobriram ainda que a falta de sono afeta negativamente a concentração de leptina, uma substância produzida pelas células gordurosas com a função de modular nossa sensação de saciedade. Resumo da história: quem dorme mal tem mais propensão a acumular gordura e acaba comendo mais, porque não se satisfaz facilmente.

onsultoria Dalva Poyares, neurologista especializada em biologia do sono, de São Paulo
Fonte : Marie Claire

Search

i